Category Archives: Blog do Guto

Movimento “Todos pelo Avaí”

Foto: Rogério Kiefer/Avaí F.C

Saudações azurras.

“Representantes de torcidas do Avaí Futebol Clube se reuniram com o presidente eleito, Bernardo Pessi, para o lançamento de um movimento de apoio ao Leão da Ilha. O encontro marcou o início de uma nova fase na relação entre arquibancada e Clube, com o compromisso de atuar lado a lado para tornar o Avaí mais forte dentro e fora de campo.

Batizado de Todos pelo Avaí, o movimento prevê ações conjuntas e mobilização da Nação Azurra para apoiar o Clube nesse momento desafiador. Entre as primeiras ações anunciadas está o incentivo à campanha de antecipação da anuidade de sócios lançada há poucos dias pelo Avaí.

Bernardo Pessi acredita que a reestruturação do Clube passa, necessariamente, pela força das arquibancadas. “Iniciamos esse movimento porque só com o apoio do torcedor vamos superar esse momento desafiador”.

Responsável pela área de relacionamento com o torcedor, Kaká de Paula destaca a importância da campanha Todos pelo Avaí. “A gente sabe que não tem como dar errado. A torcida nunca deixou o Avaí na mão, sempre esteve presente e quer ser ouvida pelo clube. Afinal, não existe clube sem torcida.”

Ela acrescenta: “O torcedor sabe que é preciso se envolver para fortalecer o Clube, para que o Avaí continue sendo o maior de Santa Catarina, o time da raça, o mais vezes campeão do Estado”.”

Fonte: Site Oficial do Avaí F.C.

Pronunciamento de Bernardo Pessi

Saudações azurras.
Antes da apresentação dos dois profissionais, o presidente eleito Bernardo Pessi fez um pronunciamento acerca dos últimos acontecimentos no Avaí.
Ele tratou de descartar qualquer possibilidade de uma falência do clube, pedida por um grupo de credores, após o Avaí atrasar uma parcela da Recuperação Judicial. Na visão dele, essa notícia não contribui em nada para fluir o trabalho que está sendo feito internamente.
O segundo assunto foi o tema SAF. Ele disse que encaminhou para o Conselho Deliberativo uma minuta de uma proposta para transformar o Departamento de Futebol em SAF. Serão duas reuniões nos próximos dias para que o Conselho possa discutir a criação de uma SAF concreta.
E por último, falou sobre a escolha dos dois profissionais, a contratação se deu por uma oportunidade de mercado, atrelada à nova realidade financeira do clube.
A situação que estamos vivendo me causa dois sentimentos: a perplexidade da situação financeira e também uma indignação muito grande com o fundo do poço que deixamos chegar. 

Apresentação do diretor e do técnico

Foto: Alceu Atherino/Avaí F.C.

Saudações azurras. 
Nesta quarta-feira, aconteceram as apresentações do diretor de futebol Pedro Costa e do técnico Cauan de Almeida. 
Ambos foram apresentados pelo Presidente eleito Bernardo Pessi, que fez um pronunciamento acerca das questões extracampo, assuntos que abordarei no próximo post.
Sobre as entrevistas, os dois foram muito na linha de ser o principal trabalho da carreira, sabendo da situação vivida pelo clube, mas demonstraram muita vontade em fazer parte da reestruturação do clube. 
Sobre o perfil de contratação, o novo diretor de futebol Pedro Costa detalhou que vai priorizar jogadores que querem crescer na carreira e se identificam com o Leão. 
O novo treinador Cauan falou das suas características, é um técnico ofensivo e que gosta da pressão, também ser pró-ativo dentro de campo, sempre querendo otimizar o jogador, principalmente atletas das categorias de base. 
Minha opinião: senti que eles ainda estão tateando o que é o Avaí, mas em suas palavras, eles começam a sentir que a responsabilidade será grande à frente do Avaí. 

Proposta de SAF chegando…

Saudações azurras.
Nesta terça-feira, o Avaí anunciou o recebimento dos termos gerais de uma proposta para transformar o Departamento de Futebol em SAF.
Segundo a Nota Oficial, as diretrizes do possível negócio com um investidor internacional não abrange qualquer bem imobiliário que pertence ao clube e sim o pagamento das dívidas, bem como o investimento no futebol.
A análise da possível proposta será feita no Conselho Deliberativo. Conforme consta no estatuto, os próximos passos serão a possibilidade de uma abertura da SAF 100% atrelada ao clube, depois a proposta será discutida pelos conselheiros e se aprovada, será convocada uma assembleia geral dos sócios para definir se aceita ou não a tal proposta.
Me chama um certo estranhamento esse anúncio depois de um credor pedir a falência do Avaí após o atraso de UMA PARCELA da Recuperação Judicial. É muita coincidência esse movimento.
Minha opinião: tenho muitas resistências em relação à SAF, pelo fato de que nós torcedores vamos perder a autonomia de discutir o que é o melhor para o nosso clube, apesar de achar que o modelo associativo esteja defasado no quesito de investimento.
Teremos dias de muita discussão sobre SAF no Avaí!

Mais uma aposta!

Foto: Site Oficial do Avaí F.C.

Saudações azurras. 
Nesta segunda-feira, o Avaí anunciou a contratação de Pedro Costa como o novo diretor de futebol.
O profissional estava no Brusque e segundo a Nota Oficial do clube, ele chega “para auxiliar a nova gestão no processo de reestruturação do departamento de futebol alinhado à capacidade financeira do Leão.”
Na quarta-feira, ele será apresentado junto com o novo treinador Cauan de Almeida para a imprensa. 
Trata-se de uma aposta, digo arrojada, da Nova Diretoria em trazer um profissional novo para ser o homem‐forte do futebol, sabendo da nova realidade financeira do clube.
Sinceramente, estou muito curioso em saber os próximos passos que o Leão dará com essa dupla muito jovem. 
Trecho entre aspas retirado do Site Oficial do Avaí F.C. 

Todos os direitos reservados © 2026. | Blog do Guto - Desenvolvido por R Comunicação.