Sessão solene do Conselho

Foto: Maria Heloisa/Avaí F.C.

Saudações azurras.
“O Avaí deu início nesta sexta-feira (30) às comemorações de seu 96º aniversário de fundação, com a realização da Sessão Solene do Conselho Deliberativo, realizada no espaço Vip do Setor E da Ressacada, com a presença da diretoria executiva, conselho deliberativo, colaboradores, imprensa e convidados. Foi uma noite especial, num momento importante para o clube, que está na elite do futebol brasileiro. Muitos avaianos e representantes da sociedade florianopolitana estiveram presentes. O comando da Sessão Solene do presidente Spyros Apóstolo Diamantaras.
O ponto alto do evento foi a entrega da maior comenda do clube, a Medalha de Honra ao Mérito Saul Oliveira entrega in memoriam para Maria de Lourdes da Silva, CEO do Clube e José Amorim, ex-presidente. A honraria foi entregue aos familiares destes dois grandes avaianos que muitos serviços prestaram ao clube.
Saul Oliveira, homenageado com a maior comenda do clube, completaria seu Centenário neste ano, em 7 de dezembro próximo. Ele foi representado pelo filho Saul Oliveira. Mais conhecido como Saulzinho, este avaiano defendeu o clube como atleta e depois foi técnico em 1966 e 1969. Também presidiu o Avaí de 1966 a 1968.
O presidente do Conselho Deliberativo, Spyros Apóstolo Diamantaras, em sua fala, destacou Saul Oliveira e sua importância para o clube. Falou da medalha de honra ao mérito instituída pelo Conselho e que leva seu nome.  “Ele foi tudo aqui, deu sua contribuição num momento em que o Avaí muito precisava dele”. Antes das homenagens, Spyros falou sobre o aniversário do clube. Destacou a trajetória para chegar até aos 96 anos, que serão comemorados neste domingo, primeiro de setembro. Repassou tradições, ídolos e conquistas importantes nesta consolidação de clube estabilizado.
O presidente da diretoria executiva, Francisco José Battistotti, fez uso da palavra. No clube desde 15 de abril de 2016, com dois acessos à Série A e um título catarinense, conquistado este ano, Battistotti vem realizando uma gestão de equilíbrio financeiro, com as contas e salários em dia. Motivo para muitas saudações, num momento em que o futebol vive dificuldades em todos os sentidos.
“Quero deixar aqui a minha manifestação de grande carinho com a homenagem feita a esta guerreira Maria de Lourdes da Silva, que esteve comigo até os últimos momentos. Ela teve um papel importante na gestão austera que realizamos, sempre presente, controlada. Lourdes deixou uma grande lacuna entre nós com a sua morte. Meus cumprimentos aos familiares”, destacou.
O presidente Battistotti também enalteceu a figura de José Amorim, ex-presidente, que teve papel relevante no clube, um grande avaiano. Foi jogador, técnico e campeão estadual. “Meus cumprimentos aos familiares do José Amorim, um orgulho para todos nós”, disse o presidente.

Nas homenagens feitas, a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Saul Oliveira aos familiares desta grande avaiana, Maria de Lourdes da Silva, ou simplesmente Dona Lourdes, que morreu em 17 de abril deste ano, aos 66 anos. Dona Lourdes nasceu em 12 de janeiro de 1953, em Ituporanga. Tinha três filhos e quatro netos. Ex-funcionária da Eletrosul, onde se aposentou. Em 1999, indicada por Lourival Amorim, presidente do Conselho Deliberativo à época, começou a trabalhar no clube como contadora, na gestão de Fernando Bastos. Passou por todas as gestões seguintes, onde exerceu também o cargo de gerente administrativa financeira. Por último foi CEO na gestão de Francisco José Battistotti.
A outra homenagem nesta Sessão Solene do clube foi para José Amorim, um dos grandes nomes na história do clube. Ex-atleta do Avaí, atacante, nascido em 10 de dezembro de 1928, morreu em 25 de setembro de 2006. Natural de Biguaçu, atuou no Avaí de 1948 a 1957. Atuou ainda no Bocaiúva, Atlético, Hercílio Luz e Caxias. Foi técnico entre 1962 e 1969 e depois em 1974. Foi Campeão em 1963 como treinador.
A sua passagem pelo clube foi fantástica, pois além de jogador, foi técnico, motorista, carregador de material, roupeiro, vice-presidente (1969), presidente de 1970 e 1971, diretor de futebol em 1973 e 2º vice-presidente em 1973. A história conta que foi dele um gol em que o escanteio foi batido, a bola bateu no galho de um eucalipto e sobrou fácil em seus pés para marcar  contra o Bocaiúva. Sua esposa, Dona Doroti, lavava e costurava os materiais e ele ainda pagava algumas despesas.
Em época de crise, José Amorim ia atrás dos figurões avaianos da cidade, solicitando auxílio financeiro ou emprego para algum jogador. Quando presidente, gostava de ver o Adolfo Konder cheio em jogos do Avaí e mandava abrir os portões ainda no primeiro tempo, para aqueles que não tivessem dinheiro pudessem acompanhar o Avaí. Com Fernando Bastos na presidência, foi o responsável para ir ao Rio de Janeiro trazer jogadores do Flamengo, entre eles Fio Maravilha e Paulo Henrique.
Após a Sessão Solene do Conselho, foi inaugurado o espaço Côza Másh Quirida, no Setor E da Ressacada. Área revitalizada que se transformará em um novo espaço para assistir jogos na Ressacada com conforto e tranquilidade. A área estava sem uso desde a inauguração daquele setor. Os convidados foram recepcionados com um coquetel no mesmo local.”

Fonte: Site Oficial do Avaí F.C.

TAGS:
CURTA / COMPARTILHE / COMENTE

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Got Something To Say:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados © 2024. | Blog do Guto - Desenvolvido por R Comunicação.