Coluna n° 51

Arte: Guto Delfino

Foto: Rubens Chiri/São Paulo Futebol Clube

Saudações azurras. 

“O VAR… De Novo
Olá amigos do Blog do Guto e do Portal da Ilha, que estavam aguardando a coluna já tradicional, que comenta os jogos do Avaí. Vamos a mais uma reclamação da forma como é utilizada a “arbitragem de vídeo”.
Do jogo em sí, comentarei que o São Paulo veio pressionando o Leão da Ilha desde o início, tentando abrir o placar e dar tranqüilidade ao time, que vem sendo pressionado pelo seu torcedor. O time da casa tentando se adaptar ao estilo de jogo de seu treinador, que sempre pede posse de bola e a criação de oportunidades.
O Avaí veio já esperando essa pressão e também a posse de bola dos donos da casa e tentaria sair ocasionalmente de trás e ter algumas chances de gol.
Depois da pressão inicial o Avaí conseguiu encaixar melhor o seu sistema defensivo, não permitindo ao São Paulo ter chances de gol. Era a posse de bola inútil.
Aí novamente o malfadado VAR entrou em ação. Numa jogada onde Brenner vinha com a bola dominada e adiantou um pouquinho, permitindo a antecipação de Bruno Alves, que sofreu um pisão do jogador avaiano. Após avaliação do árbitro de vídeo Rodolfo Toski Marques, o árbitro de campo, o fraco Dewson Freitas optou pelo cartão vermelho direto. Novamente não considero um lance passível de expulsão. Era uma disputa de bola, em velocidade, onde o zagueiro são paulino chegou primeiro.
Como o Brenner, em velocidade, iria parar e não colocar o pé? Iria contrariar a Lei da Física? Era o que os árbitros queriam, provavelmente. Avaliei como “acidente de trabalho”. E mais um grande prejuízo do Avaí, mais uma vez jogando grande parte de uma partida com um jogador a menos, dificultando a estratégia de jogo.
Mesmo assim o Leão conseguiu segurar o pouco inspirado São Paulo durante toda a primeira etapa, que não fez valer a superioridade numérica.
Fernando Diniz fez uma alteração importante já na volta para o segundo tempo, colocando o meio campo Igor Gomes no lugar do Bruno Alves.
Além disso, o time paulista tinha seus atacantes muito mal, principalmente Alexandre Pato, que perdeu um gol incrível, sem goleiro.
Aos cinco minutos do segundo tempo, os paulistas saíram do sufoco. Após cobrança de escanteio de Daniel Alves, Arboleda subiu sozinho e concluiu para o fundo das redes do goleiro Vladimir. Um alívio para os donos da casa e seus torcedores, que já reclamavam bastante da inoperância do time.
O Avaí, por sua vez, vivia de lances esporádicos, de bolas paradas, que chegou a assustar o Tiago Volpi
O principal lance azurra foi bem no finalzinho da partida. Em bela jogada pela esquerda, veio o cruzamento na área e o “atacante” Marquinhos Silva fez o cabeceio para fora, assustando o torcedor da casa e um grito de gol do torcedor avaiano, que não aconteceu.
A situação dentro da competição está muito difícil para sair dessa zona ruim, mostrando apenas a chance matemática. Mas o clube tem que ser forte e digno e jogar até o fim, mostrando a grandeza, mesmo com o seu torcedor machucado e triste pela má campanha.
Nova partida será só no próximo, ás 18 horas contra o vice-líder Palmeiras, no Aderbal Ramos da Silva.
Um abraço a todos!

FICHA TÉCNICA
Jogo: São Paulo 1 x 0 Avaí
Competição: Campeonato Brasileiro – Série A
Data: 20/10/2019 – Hora: 16h – Local – Morumbi – São Paulo-SP

Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva-FIFA-PA
Árbitro Assistente 1: Bruno Boschilia-FIFA-PR
Árbitro Assistente 2: Nailton Junior de Sousa Oliveira-AB-CE
Quarto Árbitro: Leandro Bizzio Marinho-AB-SP
Analista de Campo: Marcio Verri Brandão-CBF-SP
Árbitro de Vídeo: Rodolpho Toski Marques-FIFA-SP
Assistente de Árbitro de Vídeo 1: Lucas Paulo Torezin-CD-PR
Assistente de Árbitro de Vídeo 2: Victor Hugo Imazu dos Santos-AB-PR
Observador de VAR: Marcos Andres Gomes da Penha-CBF-ES

PÚBLICO : 20.763
RENDA : R$ 714.527,00

SÃO PAULO
Tiago Volpi; Daniel Alves, Bruno Alves (Igor Gomes), Arboleda e Léo; Luan, Liziero (Hernanes) e Tchê Tchê; Antony, Vitor Bueno e Alexandre Pato (Raniel)
TÉCNICO: Fernando Diniz
AVAÍ
Vladimir; Lourenço, Ricardo, Betão e Paulinho (Julinho); Luanderson, Richard Franco e Matheus Barbosa (Marquinhos Silva); Vinícius Araújo, Brenner e Luan Pereira (Douglas)
TÉCNICO: Evando Camillato

CARTÕES AMARELOS
SÃO PAULO: Daniel Alves, Bruno Alves, Luan e Antony
AVAÍ: Richard Franco
CARTÃO VERMELHO
AVAÍ: Brener (decisão do VAR)”

Texto de Renatinho Pires. 

TAGS:
CURTA / COMPARTILHE / COMENTE

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Got Something To Say:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados © 2024. | Blog do Guto - Desenvolvido por R Comunicação.